As armadilhas do livre comércio

Protesta contra el TiSA en Montevideo, abril de 2015
Protesto contra o Tisa em Montevidéu, de Abril de 2015
Como funcionou a ofensiva do capital na América do Sul

*Antonio Elías

A partir da crise do início dos anos 70 e da queda acentuada na taxa de lucro , uma ofensiva do capital ocorre para impor um novo modelo de acumulação. Na mesma podem ser identificadas várias fases e diferentes formas de dominação política. As características de cada etapa, por sua vez, são contraditórios processos sociais,  envolvem complexidades, avanços e recuos próprios do desenvolvimento das tendências do capital e da correlação de forças em cada país.

Leia o Artigo completo da Revista Ponto de Debate, novembro del 2015, en pdf (em castelhano): 2015 – Elías, Antonio – Las Trampas del Libre Comercio.

Publicado originalmente em: Escritório para o Cone Sul da Fundação Rosa Luxemburgo

sepla uruguayAmérica LatinaCapítulo Uruguai em PortuguêsAs armadilhas do livre comércio Como funcionou a ofensiva do capital na América do Sul *Antonio Elías A partir da crise do início dos anos 70 e da queda acentuada na taxa de lucro , uma ofensiva do capital ocorre para impor um novo modelo de acumulação. Na mesma podem ser identificadas...Sociedade de Economia Política Latinoamericana