Saudação de fim de ano da presidencia da SEPLA

25/12/2016

Caros /as companheiros/ as: queremos expressar o nosso desejo de felicidade nas festas de fim de ano e que possamos, juntos, assumir com forte compromisso os desafios para o pensamento crítico e para o movimento popular no próximo 2017.

Temos consciência de que a ofensiva capitalista implantada no presente com o governo Macri na Argentina; o golpe no Brasil e a política reacionária do governo Temer; as ameaças contra o Governo legítimo de Maduro na Venezuela, manifestadas, entre outras questões nas  sanções e exclusão do Mercosul; mas também na ameaça recorrente sobre todos os povos da região, especialmente a continuação do bloqueio a Cuba e a permanência de tropas da MINUSTAH no Haiti.

É uma situação que agravada pela escolha de Trump para o presidente dos Estados Unidos. Liberalização mais protecionismo é uma receita que agravará as condições de vida dos nossos povos, além da ameaça que constitui o racismo, a discriminação, o belicismo, a militarização e uma subjetividade disposta a reposicionar a qualquer custo o domínio dos EUA sobre o sistema mundial.

A SEPLA está desafiada a esgrimir todos os argumentos necessários para combater a ofensiva das classes dominantes e permitir a potência de uma perspectiva alternativa ao capitalismo, ao colonialismo e ao imperialismo, contra o patriarcado, a discriminação e o racismo. Por isso saudamos a luta popular que se desenrolou fortemente em 2016 e que expressa a diversidade de reivindicações e buscas para construir alternativas. Fazemos eco dessas lutas na perspectiva comum por articular força para a emancipação social. A continuidade da crise mundial do capitalismo prenuncia maiores problemas sociais, econômicos, políticos e culturais para a maioria da sociedade mundial, especialmente as/os trabalhadoras/es  e para os povos. A nossa resposta será a crítica, a luta e a organização.

No ano de 2017, cumprir-se-ão 150 anos desde a publicação do Volume I d’O Capital, a obra-prima de Karl Marx. O Conselho de SEPLA começarou a discutir como protagonizar todas as iniciativas de homenagem à ocasião, que recuperem a crítica do capitalismo e suas concepções apologéticas para fazer realidade no presente a mais alta aspiração pela revolução do intelectual revolucionário há um século e meio.

Nossa esperança é que possamos assumir uma tarefa de estudo crítico sobre o presente para a transformação social, que possamos articular diariamente com variados movimentos populares que ensaiam propostas superadoras do ajuste perpétuo que promovem as classes dominantes. Esse é a direção da SEPLA desde a sua fundação e nesse sentido nos comprometemos.

 

Felicidades a todoa e todos !!!

Camille Chalmers e Julio C. Gambina

Presidência da Sociedade Latino-Americana de Economia Política e Pensamento Crítico, SEPLA.

 

2016-12-25-Comunicado de Fin de Año SEPLA

https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2016/12/felices-fiestas-sepla.png?fit=518%2C782&ssl=1https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2016/12/felices-fiestas-sepla.png?fit=99%2C150&ssl=1SEPLAAmérica LatinaSaudação de fim de ano da presidencia da SEPLA 25/12/2016 Caros /as companheiros/ as: queremos expressar o nosso desejo de felicidade nas festas de fim de ano e que possamos, juntos, assumir com forte compromisso os desafios para o pensamento crítico e para o movimento popular no próximo 2017. Temos consciência de...Sociedade de Economia Política Latinoamericana