Terá lugar na quarta-feira 23, quinta 24 e sexta-feira 25 de agosto de 2017 dias Seminário “150 anos da publicação de Capital Volume I de Carlos Marx”. O local principal do seminário será a Faculdade de Economia da UNAM, e alguns eventos serão realizados no Instituto de Pesquisas Econômicas da UNAM.

Convida-se os interessados ​​na obra de Karl Marx e Federico Engels, a participar com um mesas de trabalho de papel Seminário escrito.

Bases:
Deve ser enviado à Comissão Organizadora (via email), um resumo de meia página especificando o assunto em que a contribuição está localizado.
temas sugeridos, mas não limitando, que podem ser abordados são:

  1. A obra de Marx em geral; o método de Marx e Engels; relação do Volume I, com os Volumes II e III.
  2. As vicissitudes da publicação d’O Capital em alemão e outras línguas, especialmente o espanhol; As implicações da publicação do MEGA2 para marxismo e seus estudiosos.
  3. Marx diante da teoria econômica moderna: valor e preço, teorias do crescimento e acumulação, teoria da mudança técnica, processo de trabalho, reprodução dos sistemas econômicos, teoria do dinheiro e das atuais crises financeiras, Lei datendência decrescente da taxa de lucro,  teoria da renda.
  4. Marx diante dos problemas atuais do capitalismo: Crise e crescimento lento, a devastação ambiental, empobrecimento e migração da força de trabalho, padrões energéticos.
  5.  Tendências e correntes  marxistas econômicas atuais.
  6. A relação da obra de Marx com outras ciências.
  7.  Regime de acumulação e recursos naturais.
  8.  Marxismo e realidade latino-americana. Desafios para o socialismo do século XXI.
  9. Luta de classes, relações sociais e ideologia.
  10. Problemas e experiências no ensino de Marx.
  11. Outros.

Prazo para enviar os resumos:
Quinta-feira 15 junho, 2017.

O Comitê Organizador deverá comunicar a aceitação ou não dos trabalhos o mais tardar até terça-feira 25 de julho de 2017.

Com apresentações aceitas e convidados especiais será formado o programa final do evento. Haverá palestras e mesas de trabalho.

O seminário terá lugar na quarta-feira 23, quinta 24 e sexta-feira 25 de agosto de 2017. A sede principal do seminário será a Faculdade de Economia da UNAM e alguns eventos serão realizados no Instituto de Pesquisas Econômicas da UNAM.

Pela Comissão Organizadora:

Gabriel Mendoza Pichardo
gamp@unam.mx

Patricia Wells Rivera
patriciapozos@hotmail.com

Organizadores: Academia de Economia Política Divisão de Estudos Profissionais, Campo do conhecimento de Economia Internacional da Divisão de Pós-Graduação, o Centro de Análise de Conjuntura Econômica, Política e Social e a revista “Vigencia y Retos de la Crítica de la Economía Política” da Faculdade de Economia da UNAM, além da Unidade de Economia política do desenvolvimento do Instituto Pesquisas Econômicas e a Sociedade de Economia Política e Pensamento Crítico da América Latina (SEPLA-México).

https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2017/06/seminario-150-ElCapital_cartel-cabecera.jpg?fit=1024%2C578&ssl=1https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2017/06/seminario-150-ElCapital_cartel-cabecera.jpg?fit=150%2C85&ssl=1SEPLACapítulo México em PortuguêsEventosTerá lugar na quarta-feira 23, quinta 24 e sexta-feira 25 de agosto de 2017 dias Seminário '150 anos da publicação de Capital Volume I de Carlos Marx'. O local principal do seminário será a Faculdade de Economia da UNAM, e alguns eventos serão realizados no Instituto de Pesquisas Econômicas...Sociedade de Economia Política Latinoamericana