SEPLA-Mexico Pronunciamento contra o golpe no Brasil

Cidade do México, 19 de abril de 2016.

Domingo 17 de abril de 2016 vai entrar, na história do Brasil, como a data em que o processo arbitrário de impeachment de Dilma Rousseff foi aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado para ratificação no Senado. Dos 513 deputados, 367 votaram a favor do processo, 137 contra e nove votos totalizaram os ausentes e abstenções. Nos discursos dos deputados da maioria qualificada (2/3) do Congresso que votou pelo “sim” várias vezes foi ouvido “em nome de Deus” para justificar o seu voto; inúmeros réus em denúncias criminais justificaram a sua posição pela necessidade de uma “limpeza moral” e não faltou quem rendesse a sua homenagem a torturadores do regime militar, ao fazer uso da tribuna na casa do povo. Como se não bastasse a ovação coletiva a símbolos tão estranhos à vida republicana e democrática, os deputados brasileiros aprovaram uma queixa que não tem base legal nenhuma, uma vez que a presidenta democraticamente eleita não cometeu nenhum crime de responsabilidade.

Em uma palavra: impeachment sem crime é golpe, um golpe de estado à paraguaia, à hondurenha.

Frente a este ataque à democracia brasileira, a Sociedade de Economia Política e Pensamento Crítico (SEPLA-México) expressa seu repúdio mais profundo à tentativa de desestabilizar o governo de Dilma Rousseff e oferecemos ao povo brasileiro oferecer a nossa solidariedade mais ampla.

Abelardo Mariña, Alejandro Álvarez, Arturo Guillén, Luis Arizmendi, Sergio Cámara, Josefina Morales, Alejandro López Bolaños e Monika Meireles.

SEPLAAmérica LatinadeclaraçõesCidade do México, 19 de abril de 2016. Domingo 17 de abril de 2016 vai entrar, na história do Brasil, como a data em que o processo arbitrário de impeachment de Dilma Rousseff foi aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado para ratificação no Senado. Dos 513 deputados, 367 votaram...Sociedade de Economia Política Latinoamericana