II JORNADAS DE PENSAMENTO CRÍTICO LATINOAMERICANO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL REDEM – SEPLA

“O capitalismo no Novo Século: A Atual Desordem Mundial”

29,30 e 31 de outubro de 2013

Universidade de Rio Cuarto, Córdoba, Argentina

Afiche Nos dias 29, 30 e 31, será realizada a reunião anual da Sociedade Americana de Economia Política, SEPLA, desta vez em conjunto com o Seminário Internacional da Rede de Economia Mundial (REDEM). O encontro será realizado na Universidade Nacional de Rio Cuarto, Córdoba, Argentina. Vai envolver representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru e Uruguai.

Com o título Capitalismo no Novo Século: A Atual Desordem Mundial, o encontro vai abordar as principais questões do debate atual em economia política no mundo. Com especial destaque para um olhar a partir de Nuestramérica.

Dando continuidade e fortalecendo os espaços criados no âmbito do REDEM e SEPLA este encontro busca ampliar a discussão da economia política envolvendo diferentes intelectuais e líderes das Américas envolvidos na conformação do pensamento crítico.

A crise global ainda vigente apresenta as implicações do processo de acumulação de capital. Suas formas e conseqüências interpelam aos movimentos populares e projetos alternativos. Nos vários fóruns do  poder mundial se discute como restaurar a taxa de lucro em escala global e que modificações no Estado, na economia política e nas relações sociais devem ser realizadas para garantir o processo de acumulação. Mas já se desenvolveram e consolidaram desafios regionais e propostas alternativas populares em resposta à crise global.

Neste contexto, o seminário REDEM – SEPLA é apresentado como um exemplo para refletir e discutir os seguintes eixos temáticos:

  • Crise Global: Crise do Capitalismo
  • Desordem ecossistêmico e o problema dos bens comuns
  • Capitalismo Clandestino: As práticas ilegais e lógicas do capitalismo
  • Teoria, economia política e pensamento crítico
  • Relações capital – trabalho e “mundo do trabalho”
  • Instituições Financeiras na América Latina e no mundo
  • Extrativismo e modelo produtivo de desenvolvimento
  • Geopolítica e relações internacionais
  • Processos de integração regional
  • Hegemonia e Estado
  • Desafios e resistência popular

Na reunião serão realizados painéis com intelectuais de diferentes países da América Latina e comissões de debate nas quais serão apresentados trabalhos de pesquisa.

Organização:

Coordenador Geral: Fernando Lagrave

Presidente da Comissão Executiva: Juan Munt

Organizadores: Rede de Estudos de Economia Mundial (REDEM) / Sociedade Americana de Economia Política e Pensamento Crítico (SEPLA) / Fundación de Investigaciones Sociales y Políticas (FISyP) / Instituto de Desarrollo Regional (IDR) / Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Nacional de Río IV

Organizadores logotipo

Cronograma

Submissão de resumos: 28 de julho de 2013.

Inscrições: 29 de setembro de 2013.

Regras de submissão

Os textos deverão ser escritos em Word, e  gráficos e tabelas em Excel. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, margens de 2 cm (direita e esquerda). Comprimento máximo de 25 páginas. Sugerir em qual dos eixos temáticos considerados se encaixa o trabalho.

Consultas, registro e Submissão de Trabalhos

seminariosjornadas@gmail.com

seminarioredemsepla@gmail.com

+54 358 1542 5035 0