In Memoriam José “Pepe” Cademartori Invernizzi (1930-2024)

A Sociedade de Economia Política e Pensamento Crítico da América Latina (SEPLA) e a Fundação para o Desenvolvimento da Economia Política no Chile expressam suas condolências à família, amigos e ao partido de José “Pepe” Cademartori, reconhecendo sua contribuição ao desenvolvimento da análise econômica marxista no Chile.

Pepe pertencia a uma geração de militantes comunistas, que, desde a juventude, expressaram um compromisso total com a causa dos trabalhadores de nossa terra natal e do mundo, e que voltaram suas vidas para a política e de materializar a transformação social para o benefício das maioridades nacionais.

Além do trabalho profissional que ele desenvolveu desde o seu diploma como engenheiro comercial da Universidade do Chile, em 1953, tanto nos ministérios de finanças e mineração quanto na corporação para promoção de produção (CORFO), desde 1957, já sendo uma Membro do Partido Comunista do Chile, ele foi eleito deputado para Santiago, sendo reeleito em 1961-1965, 1965-1969 e 1969-1973, completando quatro períodos sucessivos.

Durante o governo da unidade popular, sendo um parlamentar da Coalizão de Partes do Governo, seu trabalho mais intenso era dar a luta política dentro do Congresso, processar os projetos de lei que pretendiam dar viabilidade à rota chilena ao socialismo e também Apoie a equipe econômica do governo, oferecendo suas recomendações aos ministros do Estado e ao presidente Salvador Allende. Em julho de 1973, ele foi nomeado ministro no portfólio de economia, uma posição em que serviu até o golpe militar de setembro do mesmo ano. Então veio a prisão e o exílio políticos.

Uma de suas principais contribuições para a análise da economia chilena é o livro, publicado em 1968, intitulado “A economia chilena: uma abordagem marxista”. Como ele nos disse há quase um ano, em uma entrevista não publicada e esperamos tornar conhecido prontamente, este trabalho foi um dos primeiros trabalhos de pesquisa empírica sobre a estrutura e a dinâmica da economia chilena, que foi baseada em uma abordagem de marxista a própria economia política*.

Sua preocupação com a causa dos trabalhadores e pobres do Chile e do mundo estava presente ao longo de sua vida, com vários trabalhos no Chile neoliberal, globalização, interpretação de Marx para a realidade atual e os problemas dos problemas do desemprego, entre outros sociais e políticos preocupações.

O legado de Pepe deve acompanhar a formação de futuros economistas do Chile e nossa América, que emergem do véu neoclássico que domina a academia e que hegemoniza a conduta da economia capitalista em sua fase neoliberal. É nossa tarefa honrar a vida de companheiros marxistas consequentes, hoje e sempre.

José “Pepe” CadeMartori, presente !!!

 

Nuestramérica – Chile, 26 de junho de 2024

https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2024/06/Jose-Cademartori.webp?fit=1024%2C768&ssl=1https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2024/06/Jose-Cademartori.webp?fit=150%2C113&ssl=1SEPLACapítulo Chile em PortuguêsdeclaraçõesA Sociedade de Economia Política e Pensamento Crítico da América Latina (SEPLA) e a Fundação para o Desenvolvimento da Economia Política no Chile expressam suas condolências à família, amigos e ao partido de José 'Pepe' Cademartori, reconhecendo sua contribuição ao desenvolvimento da análise econômica marxista no Chile. Pepe pertencia a...Sociedade de Economia Política Latinoamericana