.

As eleições de domingo, 18 de outubro na Bolívia, ratificaram a vontade popular de derrotar o golpe do ano passado e buscar uma alternativa popular e nacional ao projeto neoliberal. A vitória foi avassaladora e teve que ser reconhecida imediatamente pelo governo de fato e por vários países ao mesmo tempo: Luis Arce, o candidato do MAS, venceu com 52,4% dos votos expressos.
A Sociedade Latino-americana de Economia Política e Pensamento Crítico (SEPLA) comemora seu triunfo com o povo boliviano, convencida de que novos caminhos se abrem para Nossa América.
Ao mesmo tempo, o povo chileno confirma com suas manifestações massivas, iniciadas no ano passado, sua rejeição ao atual governo repressivo e, além disso, sua rejeição à Constituição herdada do golpe de Pinochet há quase cinquenta anos. No dia 25 de outubro, será realizado o Plebiscito Nacional 2020 para aprovar o início do processo constituinte. Condenamos a repressão sofrida pelo povo chileno e que deixou centenas de feridos com traumática perda de visão.
E, ao mesmo tempo, o povo colombiano se levantou há meses, rejeitando a violência sistemática que matou milhares de líderes sociais nos últimos anos. A minga indígena colombiana, uma manifestação massiva que percorreu o país, sobe para Bogotá, pela minha pátria e pela minha terra.
Essas mobilizações se somam às do povo militante haitiano que há mais de um ano reclama o fim da corrupção e a mudança do sistema.
O triunfo do povo boliviano e as mobilizações sociais que atravessam nossa América mostram a profunda rejeição popular aos governos e políticas neoliberais.

Pela unidade de nossos povos!
Solidariedade com as lutas populares da Nossa América!

SEPLA – Diretoria

SEPLAAmérica LatinaCapítulo Colômbia em PortuguêsCapítulo Haiti em Português. As eleições de domingo, 18 de outubro na Bolívia, ratificaram a vontade popular de derrotar o golpe do ano passado e buscar uma alternativa popular e nacional ao projeto neoliberal. A vitória foi avassaladora e teve que ser reconhecida imediatamente pelo governo de fato e por vários países ao...Sociedade de Economia Política Latinoamericana