A Sociedade Latino-Americana de Economia Política e Pensamento Crítico (SEPLA) expressa sua alegria pelo prêmio “The distinguished achievement award in political economy for the twenty-first century” concedido ao nosso colega Julio Gambina na 15ª edição do Fórum da Associação Mundial para Economia Política (WAPE) realizada na Shanghai International Studies University, China.

A WAPE é um espaço de diálogo, discussão e construção de pensamento entre economistas marxistas de todo o mundo e tem como finalidade promover o aparato teórico do marxismo para a análise do capitalismo global e suas expressões neoimperialistas, bem como para a elaboração de políticas e propostas de organização política anticapitalistas. Desde 2013, a SEPLA e a Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) fazem parte da WAPE, e nosso colega Niemeyer Almeida Filho é vice-presidente da WAPE para a América Latina. Entre as contribuições conjuntas, destaca-se o Fórum WAPE em Florianópolis (Santa Catarina, Brasil) em 2014.

Este prêmio concedido a Julio Gambina é um reconhecimento de sua trajetória intelectual e de luta e especificamente das contribuições feitas ao estudo do capitalismo contemporâneo desde a postulados teóricos do marxismo no livro “Crise do Capital (2007/2013). A crise capitalista contemporânea e o debate sobre alternativas”. Acreditamos que esses reconhecimentos ajudam a fortalecer o trabalho da SEPLA com outros espaços globais de economia política crítica e esperamos que eles promovam a divulgação de produções acadêmicas relevantes de nossa região em outras partes do mundo.

Da Diretoria da SEPLA celebramos essa alegria com todos os pensadores e lutadores sociais de Nossa América e sabemos que a construção do pensamento crítico faz parte da disputa para avançar em um horizonte anticapitalista.

Dado em Nuestra América dia 31 de janeiro de 2022

 

https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2022/02/IMG-20220203-WA0000.jpg?fit=289%2C174&ssl=1https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2022/02/IMG-20220203-WA0000.jpg?fit=150%2C90&ssl=1SEPLAAmérica LatinaEventosA Sociedade Latino-Americana de Economia Política e Pensamento Crítico (SEPLA) expressa sua alegria pelo prêmio 'The distinguished achievement award in political economy for the twenty-first century' concedido ao nosso colega Julio Gambina na 15ª edição do Fórum da Associação Mundial para Economia Política (WAPE) realizada na Shanghai International Studies...Sociedade de Economia Política Latinoamericana