Há um ano, em 30 de maio de 2013, nos deixou o grande brasileiro Reinaldo Carcanholo. Um grande intelectual que deixou um imenso legado para a luta revolucionária, para a emancipação do povo trabalhador.

Homem de origem simples, Reinaldo se fez a partir da combinação “explosiva” entre teoria e prática, pois forjou seu pensamento a partir das experiências do cotidiano das massas, além da vivência em processos revolucionários (como na Nicarágua e no Chile).

As Brigadas Populares assumem a tarefa, em conjunto com outros movimentos, entidades e intelectuais, de manter viva a memória de Reinaldo. Mesmo porque ele expressou como poucos o “homem coletivo”, pois colocou sua vida a serviço do socialismo sem, portanto, compreender a teoria e os processos revolucionários de maneira dogmática, estanque.

Neste sentido, Reinaldo é tido como um autor ousado, justamente porque formulou a partir da realidade, lendo Marx e o marxismo de maneira dialética, não tratando os escritos de Marx como profissão de fé, mas sim como uma ciência conectada com o real.

Outra marca de Reinaldo foi sua simplicidade. Mesmo imbuído de um profundo conhecimento da realidade nunca desprezou qualquer interlocutor, tendo um trato muito especial, destacadamente, com a juventude e com os movimentos sociais.

Uma lição importante, sobretudo em tempos onde vemos na academia o império dos títulos, onde o pedantismo domina o ambiente docente sem, portanto, ser acompanhado, muitas vezes, do rigor com a realidade.

A cada ocupação realizada por nós, a cada desafio enfrentado, seja na luta antiprisional, seja na luta com as juventudes de periferia, seja na luta pela Universidade Necessária, enfim, na luta por uma Nova Maioria para o Brasil, estará conosco Reinaldo.

Mesmo por que o seus ensinamentos esteve e está presente conosco, sua memória e seu exemplo nos coloca de maneira implacável e incansável ao lado do povo explorado deste país.

Neste sentido, agora e sempre, REINALDO CARCANHOLO, PRESENTE!

Comissão Política Nacional – Brigadas Populares
30 de maio de 2014
Reinaldo Carcanholo
https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2014/06/reinaldo-brigadas.png?fit=830%2C239&ssl=1https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2014/06/reinaldo-brigadas.png?fit=150%2C150&ssl=1América LatinaPrêmio Reinaldo CarcanholoHá um ano, em 30 de maio de 2013, nos deixou o grande brasileiro Reinaldo Carcanholo. Um grande intelectual que deixou um imenso legado para a luta revolucionária, para a emancipação do povo trabalhador. Homem de origem simples, Reinaldo se fez a partir da combinação “explosiva” entre teoria e prática,...Sociedade de Economia Política Latinoamericana