A Sociedade para Economia Política e Pensamento Crítico na América Latina – SEPLA, rejeita veementemente a campanha desencadeada na mídia internacional, bem como nas redes sociais, promovida pela máfia cubano-americana residente em Miami junto a setores reacionários residentes na Europa, convocando por um levante contra o governo cubano e a revolução, ao mesmo tempo em que insiste no apelo a uma intervenção “humanitária” baseada no aumento das infecções no contexto da pandemia de Covid-19.

A esse respeito, lembramos que quando o ex-Presidente dos Estados Unidos Eisenhower foi consultado sobre os objetivos do bloqueio imposto ilegal e unilateralmente pelo Estado terrorista dos Estados Unidos contra Cuba, ele sem hesitar respondeu: “O objetivo é que o povo cubano, morrendo de fome se levantar contra o governo ”. A política criminosa que o imperialismo apoia para a revolução cubana há mais de meio século, desde os atentados terroristas como a Operação Mongoose, Peter Pan, a demolição da fuga da Cubana de aviación, a queima dos canaviais e, sobretudo , O bloqueio, entre tantos outros fatos, não puderam datar com a resolução do povo cubano de ser livre, a revolução expressa a síntese da luta do povo cubano pela sua emancipação e construção de uma sociedade mais justa, sem exploradores ou oprimidos.

O povo cubano hoje, assim como o resto do mundo, vive uma delicada situação derivada da pandemia e da crise sanitária mundial, mas sobretudo, devido à intensificação do bloqueio que com a imposição de mais de 240 medidas. que sufocam a economia. Cuba, implementada pelo governo Trump e que não foi levantada pelo governo Biden, restringe o acesso de Cuba a medicamentos e insumos básicos para enfrentar a pandemia, como evidenciado pela impossibilidade de envio com doação de suprimentos médicos para Cuba não pôde entrar no território devido às disposições legais derivadas da Lei Helms-Burton que regulamentam o bloqueio.

No entanto, apesar do cerco criminoso, Cuba conseguiu desenvolver cinco vacinas candidatas, duas delas de eficácia semelhante às vacinas desenvolvidas por grandes empresas biofarmacêuticas. Não há maior violação dos direitos humanos do que o bloqueio genocida, que visa dobrar a vontade de um povo que resolveu ser livre e construir uma sociedade socialista.
Solidariedade incondicional com o governo cubano, com seu povo e sua revolução!
Conselho de Administração da SEPLA
Nuestra América, 12 de julho de 2021
Declaração em formato PDF

https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2021/07/cuba-gente-bandera.jpg?fit=700%2C525&ssl=1https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2021/07/cuba-gente-bandera.jpg?fit=150%2C113&ssl=1SEPLAAmérica LatinacampanhasA Sociedade para Economia Política e Pensamento Crítico na América Latina - SEPLA, rejeita veementemente a campanha desencadeada na mídia internacional, bem como nas redes sociais, promovida pela máfia cubano-americana residente em Miami junto a setores reacionários residentes na Europa, convocando por um levante contra o governo cubano e...Sociedade de Economia Política Latinoamericana