O Instituto de Economia Política (IEP) da Universidade Aberta de Recoleta (UAR), Chile, em conjunto com a Sociedade de Economia Política e Pensamento Crítico da América Latina (SEPLA), realizará um seminário de longa duração sobre a “Atualidade da economia política marxista”.1 Seu objetivo é motivar a reflexão e o estudo em torno dos eixos que fundamentam a atividade do Instituto. Para isso, serão realizados uma série de colóquios e outras atividades que abrangem uma grande diversidade de temas, todos os quais permitem situar o debate atual no campo da crítica da economia política em função da construção de um projeto programático de transformação social.

O primeiro bloco e tema corresponde à realidade internacional, à vigência do projeto socialista atualmente e às perspectivas no contexto da correlação de forças globais. Nesse nível, priorizou-se abordar a situação de pelo menos três países da América Latina: Cuba e Venezuela (já realizados) e Bolívia. Posteriormente, avançaremos para a situação da China, Vietnã, países do Oriente Médio (Irã, Síria), Rússia e encerraremos com a guerra Rússia-Ucrânia e a geopolítica atual e suas consequências para o projeto socialista em escala global. Outros blocos e temas que serão abordados posteriormente tratarão de aspectos teóricos gerais e específicos, aspectos mais práticos e concluirão com implicações para o projeto programático no Chile e a necessidade das relações internacionais nesse sentido.

Em relação à Bolívia, interessa conhecer, por parte de alguns de seus principais conhecedores e atores econômico-políticos, a situação econômica, social e política atual; os debates existentes no país sobre a validade e necessidade do projeto socialista e seus principais desafios atuais em termos práticos e teóricos; e as perspectivas na situação política, econômica e geopolítica atual.

O formato será um colóquio em que um expositor falará por 45 a 60 minutos, seguido por uma conversa com a participação ativa de um grupo de convidados não superior a 10 a 15 pessoas. Tudo será realizado por meio da plataforma Zoom ou outra plataforma e será transmitido pelas redes sociais, com possibilidade de interação apenas por meio de mensagens escritas para facilitar o debate principal. Posteriormente, todas as atividades serão publicadas como vídeos em um canal de acesso público com o objetivo de divulgação e formação. No total, a atividade poderá ter uma duração de 3 horas.

Expositor:

Gonzalo Gosalvez Sologuren

Licenciado em Economia (Universidad Mayor de San Andrés), Mestre em Avaliação Ambiental (Universidad Técnica Boliviana), Doutor em Economia (Universidad -minera- Nacional de Siglo XX). Professor de Economia Política na Universidade Pública de El Alto, Universidad Mayor de San Andrés e Universidad Indígena Boliviana Tupak Katari. Membro da Rede Boliviana de Economia Política e da Sociedade de Economia Política Latino-Americana. Jornalista independente, membro do Indymedia Bolivia (2001-2004). Escreve para meios de comunicação nacionais e internacionais. Especializado em crítica da economia política e economia comunitária.

Data: quarta-feira, 7 de junho de 2023

Horário: das 18h30 às 20h30 (horário do Chile)

Transmissão nas redes sociais: Universidad Abierta de Recoleta e SEPLA.

https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2023/06/2023-06-07-coloquio-bolivia.jpg?fit=1024%2C576&ssl=1https://i0.wp.com/sepla21.org/wp-content/uploads/2023/06/2023-06-07-coloquio-bolivia.jpg?fit=150%2C84&ssl=1SEPLAAmérica LatinaEventosO Instituto de Economia Política (IEP) da Universidade Aberta de Recoleta (UAR), Chile, em conjunto com a Sociedade de Economia Política e Pensamento Crítico da América Latina (SEPLA), realizará um seminário de longa duração sobre a 'Atualidade da economia política marxista'.1 Seu objetivo é motivar a reflexão e o...Sociedade de Economia Política Latinoamericana